As Faroé não são de todo um destino óbvio. Recebem apenas 20.000 visitantes por ano o que, comparado com os 2 milhões de visitantes anuais da sua vizinha Islândia, o tornam o destino ideal para quem gosta de paisagens bonitas mas sem ter multidões a tapar as vistas.
Mas com um número cada vez maior de publicações como a National Geographic ou a Lonely Planet a incluir este arquipélago do Atlântico Norte em listas dos sítios mais bonitos e inexplorados do mundo, é uma questão de (pouco) tempo para que tudo mude e deixem de ser um destino fora do radar turístico.
E para começar em grande a serie de publicações sobre as Faroé, vamos começar com algumas curiosidades ou então, chamemos-lhe: tudo aquilo que sempre quis saber sobre as Ilhas Faroé e nunca teve coragem de perguntar ????
1 – Nenhum local nas 18 ilhas que compõem o arquipélago está a mais de 5 km do mar;
2 – Há quase 2 ovelhas por cada habitante. São de tal modo omnipresentes que a Google colocou câmeras de filmar nas ovelhas e criou o Sheepview 360 ;
3 – O número de telefone do primeiro-ministro aparece na lista telefónica;
4 – Só há 3 semáforos no arquipélago, todos na capital;
5 – Os transportes públicos na capital, Tórshavn, são gratuitos e o preço dos helicópteros entre as ilhas é subsidiado pelo governo e por isso é mesmo muito barato (cerca de 20€ por viagem);
6 – A prisão mais bonita do mundo fica nas Faroé. Convenhamos que com vistas destas fica muito mais fácil pensar no que correu mal e reabilitar-se;
7 – Têm aquela que é, muito provavelmente, a capital mais parecida com um saco de gomas em todo o mundo;
8 – A maior parte das casas tem telhados de relva e para os aparar, em vez de máquinas, é colocada uma ovelha em cima do telhado para tratar do assunto. Ecológico e bem mais fotogénico.
9 – Desde 1948 que as Faroé têm um estatuto muito especial com a Dinamarca. Apesar de fazerem parte do país têm o seu próprio governo, bandeira, língua, moeda (apesar da moeda dinamarquesa também ser aceite) e não fazem parte da União Europeia não obstante a Dinamarca fazer. O arquipélago recusou fazer parte devido aos limites de pesca que seriam impostos pela EU.
10 – Em 1940 as tropas britânicas ocuparam as ilhas quando a Alemanha invadiu a Dinamarca (foi uma ocupação amigável de modo a assegurar que os Nazis não tinham nenhuma base militar no Atlântico Norte). Em 1945 os Ingleses partiram deixando para trás o aeroporto de Vágar e 170 soldados que se casaram com faroenses.
11 – As Faroé são um dos poucos sítios do mundo que não têm Mac Donald. No entanto há um restaurante com estrela Michelin, o KOKS.
12 – A única ponte sobre o Atlântico Norte fica no arquipélago e liga a ilha de Streymoy à ilha de Eysturoy.
Sobre o famoso lago sobre o mar nas Faroé
Para quem quiser o menu completo sigam-nos no Instagram Mundo Magno