Mas que raio é isso da Vandonga?

Indíce do Artigo

No ano da graça de 2014, tinha o Magnífico 15 meses, fomos até aos Balcãs.Fomos em Dezembro, portanto, em pleno Inverno. Fomos na autocaravana que tínhamos comprado há 15 dias e que ainda nem sabíamos bem como funcionava. Não estava nos planos, mas passámos a noite de Natal em Berat, na Albânia. Bem, se calhar é melhor contar como tudo começou…

Há muito que sonhávamos com uma autocaravana. Antes do Magno fazer a sua première na nossa vida, a nossa pequena van, uma pequena citroen com uma cama atrás, chegava perfeitamente para nós. Durante algum tempo também deu para o Magno e fizémos algumas viagens a três na nossa Lulu, como carinhosamente lhe chamávamos. Mas chegou um momento em que sentímos que era a altura de dar o salto e cumprir o sonho: comprar a autocaravana.

Com um orçamento limitado e muita pesquisa, finalmente encontrámos um casal suíço de meia idade que tinha para venda a sua autocaravana e que, em duas semanas, se tornou a nossa autocaravana. A nossa Vandonga. Sim, damos nomes aos carros.

Loucos de alegria e com quase três semanas de férias para gastar, 15 dias depois da aquisição, rumámos para os Balcãs. Não tínhamos um percurso muito estruturado. Apenas alguns sítios onde queríamos mesmo ir e a consciência de que quando faltasse uma semana para as férias acabarem, provavelmente, era melhor começar a fazer o caminho de volta.

Saímos de casa com duas botijas de gás, provisões para os primeiros dias e sem água no tanque. Já tínhamos comprado a mangueira para o abastecimento e encheríamos o tanque no primeiro posto de combustível que tivesse suporte a autocaravanas. Perto de Bern, ainda na Suíça, encontrámos um e fomos abastecer. E foi aí, ainda tão perto de casa, que sentimos que se calhar, só se calhar, as explicações do senhor que nos vendeu a autocaravana não chegavam e que ainda tínhamos muitas para levar no caminho. Tínhamos comprado uma mangueira cheia de buracos, daquelas cheias de furinhos para a rega e que levou a que demorasse mais de uma hora a abastecer e um dilúvio de água desperdiçada à nossa volta. Somos muito bons a comprar material de jardinagem.

Lago Plitvice na Croácia

Mas lá seguimos para uma viagem que se revelaria alucinante: Alemanha; Áustria; Eslovénia; Croácia; Bósnia Herzegovina; Montenegro; Albânia; Macedónia; Kosovo e Sérvia.

Nessa noite dormimos numa zona comercial perto de Munique. Mas falaremos disso no próximo post…

Mais Artigos

Nunca foi tão confuso, cansativo e incerto marcar viagens como nos tempos que correm. Admito que para quem como eu sempre gostou...
Pelo menos entre os meus amigos e conhecidos, o sonho de ter uma autocaravana é provavelmente o sonho mais comum de todos....
Ter uma autocaravana ou pelo menos fazer uma “road trip” numa faz parte do imaginário da maior parte das pessoas. E nos...
Existe uma expressão no taoismo que diz que o homem sábio atravessa o rio a nadar com a corrente. Já o tolo...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *